Blog enrico picciotto
wikipédia
The Godfather
The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O
Padrinho (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por
Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme
é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano,
Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton. O
filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas
sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.
The Godfather foi indicado a dez Óscars e venceu nas
categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor
Ator (Brando). Também é considerado "culturalmente, historicamente e
esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso
para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute
apontou o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor
filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.
Blog enrico picciotto
The Godfather é um dos mais aclamados e mais importantes
filmes da história do cinema.
Enredo
No verão de 1945, Don Vito Corleone ouve pedidos de favores
durante o casamento da sua filha Connie, enquanto o seu consigliere e filho
adotivo, Tom Hagen, apenas escuta. O cantor e "afilhado" do Don,
Johnny Fontane, pede ajuda para estrelar um filme que vai ajudá-lo a re-erguer
sua carreira. Hagen vai a Califórnia para se encontrar com o chefe do estúdio
Jack Woltz com o objetivo de adquirir o papel para Fontane. Depois de
recusar-se a escalar Fontane, ele desperta na manhã seguinte com a cabeça
decapitada do seu valioso e estimado cavalo Khartum na cama.
Quando ele retorna, os líderes da família encontram-se com
Virgil "O Turco" Sollozzo, que solicita a Don Corleone a proteção dos
negócios de heroína da família Tattaglia. Vito desaprova o negócio e considera
que as suas conexões políticas poderão ser prejudicadas, assim recusando um
acordo lucrativo. Ele manda o seu homem de confiança, Luca Brasi, para conhecer
melhor a organização de Sollozzo, porém, os homens de Sollozzo identificam-no e
Brasi é assassinado.
Don Corleone é baleado cinco vezes nas costas, mas consegue
sobreviver. Sollozzo sequestra Hagen e convence-o a apresentar o negócio antes
discutido ao filho mais velho do Don, Sonny. O filho mais jovem, Michael, que
as outras famílias consideram como "civil", sem negócios com a máfia,
intercepta uma segunda tentativa de assassinato no local onde Vito está
hospitalizado, porém a sua mandíbula é quebrada após receber um soco do Capitão
McCluskey, um policial corrupto. Sonny retalia assassinando o filho de Don
Philip Tattaglia, Bruno.
Blog enrico picciotto
Sollozzo e McCluskey encontram-se com Michael num
restaurante italiano para acertar a disputa. Ele finge querer ir ao lavatório,
seguindo o plano, para agarrar uma arma oculta lá. Ele retorna à mesa e mata
Sollozzo e McCluskey. Ele deixa o país para se refugiar na Sicília, onde ele
constitui matrimónio com uma italiana chamada Apollonia Vitelli. O terceiro
irmão Corleone, Fredo, é mandado a Las Vegas onde é recebido pelos empresários
financiados pela família. Uma guerra entre os Corleones e os outros membros das
Cinco Famílias começa, enquanto a polícia tenta impedir as atividades da máfia.
Vito fica preocupado quando descobre o envolvimento de Michael na situação, já
que ele quer que Michael não se envolva com os negócios da família.
Sonny deixa a propriedade dos Corleones quando descobre que
o seu cunhado Carlo abusa da sua irmã Connie. Ele espanca Carlo e ameaça
matá-lo se ele lhe tocar outra vez. Mais tarde, Carlo bate em Connie outra vez
e, após receber um telefonema, Sonny dirige-se até a casa deles. No caminho,
ele sofre uma emboscada e é morto no pedágio de estrada. Enquanto isso, Michael
escapa de uma tentativa de assassinato na Sicília quando a sua esposa Apollonia
é morta em um carro bomba.
Don Vito encontra-se com os Dons das outras Cinco Famílias e
negocia a paz retirando a sua oposição aos negócios de heroína de Tattaglia.
Ele, com base em suas negociações, deduz que os Tattaglias agem pelo mais
poderoso Don Barzini. Com a sua segurança garantida, Michael retorna para os
Estados Unidos. Mais de um ano depois ele casa-se com a sua antiga namorada
americana Kay Adams. Quando Vito decide abandonar o comando da família, Michael
assume a posição de Don Corleone. Ele promete a Kay que os negócios da família
serão legitimizados em cinco anos.
Michael conta aos caporegimes que ele planeia mudar as
operações família para Nevada enquanto distribui os antigos negócios em Nova
York para aqueles que decidem permanecer lá. Michael selecciona Carlo para ir a
Las Vegas e substitui Tom Hagen como consiglieri, colocando Vito no lugar. Vito
explica a um chateado Tom que ele e Michael têm outros planos para o seu futuro
na família.
Michael viaja para Las Vegas com a intenção de comprar o
cassino do seu parceiro Moe Greene. Greene rejeita a proposta, chamando os
Corleones de uma organização em declínio. Michael fica nervoso quando o seu
irmão Fredo apoia Greene contra os interesses da família.
Vito Corleone desmaia e morre enquanto brinca com o seu neto
Anthony. No seu velório, o caporegime Sal Tessio marca um encontro entre
Michael e Don Barzini, agora uma figura dominante entre as famílias de Nova
York. Como Vito havia avisado Michael, o envolvimento de Tessio denuncia a sua
aliança com os Barzinis, e o encontro é na verdade uma armadilha para matar
Michael. O encontro é marcado para o mesmo dia do batismo do filho de Connie e
Carlo, onde Michael será o padrinho.
Blog enrico picciotto
Enquanto ocorre o batismo, os assassinos dos Corleones matam
cada um dos Dons das outras famílias de Nova York e Moe Greene em Las Vegas.
Após o batismo Tessio descobre que Michael sabia de sua traição, e é mandado
para a morte. Michael confronta Carlo Rizzi sobre seu envolvimento no
assassinato de Sonny, dizendo que ele está fora da família e está indo
imediatamente para Las Vegas. Após Carlo confessar que ele traiu Sonny com Barzini,
ele é levado até um carro onde é enforcado por Peter Clemenza.
Mais tarde, Connie junto com Kay acusam Michael de ter
matado Carlo. Quando Kay fala com ele a sós ele nega as acusações, uma resposta
que ela parece aceitar. Kay vê outros mafiosos fazendo gestos de respeito a
ele, mostrando um tratamento similar ao recebido por seu pai, antes que a porta
do escritório fosse fechada.
Recepção
O filme foi um tremendo sucesso, ao ponto de Marlon Brando
ficar alcunhado para sempre com o nome de "The Godfather", cuja
alcunha ficou durante gerações atrás de gerações.
Em Portugal, o filme estreou em 1972, e foi recebido com um
enormíssimo sucesso. Depois, com o sucesso do filme, a música principal serviu
de mote para um dos maiores sucesso de Marco Paulo, cuja canção intitula-se
"Fala Amorosamente". O disco foi gravado para a "Voz do
Dono", marca da "Valentim de Carvalho", e o sucesso foi de
imediato arrebatador. O disco quase valeu a Marco Paulo o título de Rei da
Rádio da Revista Flama de 1972.
No mesmo ano, o autor Eduardo Damas compôs uma sátira à
canção, entregue à fadista Hermínia Silva, intitulado "O Padrinho da
Hermínia", disco somente comercializado em Angola, por causa da Censura do
Estado Novo.
Mais tarde, na quarta-feira, dia 27 de Fevereiro de 1991, o
Canal 1 da RTP realizou a estreia do filme em televisão. A exibição aconteceu
na rubrica Lotação Esgotada, às 21 e 25 da noite, em pleno horário nobre, com
direito a capa de VHS fornecida pela revista TV Guia.
Blog enrico picciotto
Elenco
·
Ator Papel
·
Marlon Brando Vito
Corleone
·
Al Pacino Michael
Corleone
·
James Caan Santino
"Sonny" Corleone
·
Richard Castellano Peter Clemenza
·
Robert Duvall Tom
Hagen
·
Diane Keaton Kay
Adams-Corleone
·
John Cazale Frederico
"Fredo" Corleone
·
Talia Shire Constanzia
"Connie" Corleone
·
Abe Vigoda Salvatore
Tessio
·
Al Lettieri Virgil
"O Turco" Sollozzo
·
Gianni Russo Carlo
Rizzi
·
Sterling Hayden Capitão
McCluskey
·
Lenny Montana Luca
Brasi
·
Richard Conte Emilio
Barzini
·
Al Martino Johnny
Fontane
·
John Marley Jack
Woltz
·
Alex Rocco Moe
Greene
·
Morgana King Carmela
Corleone
·
Salvatore Corsitto Amerigo Bonasera
·
Corrado Gaipa Don
Tommasino
·
Franco Citti Calò
·
Angelo Infanti Fabrizio
·
Johnny Martino Paulie
Gatto
·
Victor Rendina Philip
Tattaglia
·
Tony Giorgio Bruno
Tattaglia
·
Simonetta Stefanelli Apollonia Vitelli-Corleone
·
Louis Guss Don
Zaluchi
·
Tom Rosqui Rocco
Lampone
·
Joe Spinell Willi
Cicci
·
Richard Bright Al
Neri
·
Julie Gregg Sandra
Corleone
·
Jeannie Linero Lucy
Mancini
Produção
Coppola e a Paramount
Francis Ford Coppola não era a primeira escolha para dirigir
o filme. O diretor Sergio Leone recebeu uma oferta para dirigir, porém recusou
para fazer uma de suas obras primas, Once Upon a Time in America.3 O filme
também foi oferecido a Peter Bogdanovich e Costa-Gavras, porém eles também
recusaram. De acordo com Roger Evans, chefe da Paramount Pictures na época,
Coppola inicialmente também não queria dirigir por temer que a máfia e a
violência ficassem glorificadas, e assim manchassem seus antepassados
sicilianos. Por outro lado, Evans queira um ítalo-americano dirigindo porque em
sua pesquisa mostrou que os filmes sobre a máfia anteriores foram dirigidos por
americanos e não rederam muito dinheiro. Quando Coppola chegou a ideia que o
filme podia ser uma metáfora para o capitalismo americano, ele decidiu aceitar
o trabalho.4 Na época, Coppola já havia dirigido oito filmes e vencido um Oscar
de Melhor Roteiro Original em 1971 por Patton.5 Coppola estava em dívida com a
Warner Bros. em um valor de 400 000 dólares após os estouros no orçamento do
filme THX 1138, de George Lucas que Coppola produziu. Lucas o convenceu a
dirigir The Godfather.6
Blog enrico picciotto
Houve grandes discussões entre a Paramount e Coppola, com
ele sendo quase despedido em várias ocasiões. A Paramount afirma que o
ceticismo se deu devido ao começo difícil da produção, embora Coppola afirme
que as primeiras semanas foram muito boas. O estúdio achou que ele não
conseguiria seguir o cronograma e gastava muito dinheiro com coisas
desnecessárias. Dois grandes produtores tentaram convencer outro diretor a
assumir o lugar de Coppola. Mesmo com toda a pressão, ele foi capaz de defender
suas decisões e se manter no emprego.
A Paramount estava com problemas financeiros na época e
desesperadamente estavam procurando por um "grande sucesso", isso
explica a pressão que Coppola estava sofrendo durante a produção. Eles queriam
que The Godfather fosse atrativo para o grande público e ameaçaram Coppola para
fazer um filme mais emocionante. Ele adicionou algumas cenas mais violentas
para deixar o estúdio mais feliz. A cena em que Connie quebra os pratos de sua
casa após descobrir que seu marido a está traindo é um exemplo.2
Escolha do elenco
As escolhas de Coppola para o elenco não foram populares com
os executivos da Paramount, principalmente Marlon Brando como Vito Corleone. Os
dois primeiros candidatos de Coppola para o papel eram Brando e Laurence
Olivier, porém o agente de Olivier recusou dizendo "Lorde Olivier não está
trabalhando. Ele está muito doente. Ele vai morrer logo e não está
interessado." (Olivier viveu por mais 18 anos). A Paramount, que queria
Ernest Borgnine, proibiu Coppola de escalar Brando, citando dificuldades com
ele em filmes recentes. um executivo propôs Danny Thomas, já que Don Corleone
era um "homem de família". Em certo ponto o presidente da Paramount
disse que Brando nunca iria aparecer no filme. Depois de suplicar aos
executivos, Coppola recebeu permissão para escalar Brando apenas se ele
recebesse um salário menor, fizesse um teste e prometesse que não iria causar
atrasos na produção.7 Coppola escalou Brando e não Borgnine com base do teste,
que também foi aceito pelos líderes da Paramount. Brando venceu um Oscar por
sua performance, que ele se recusou a aceitar.
O estúdio queria Robert Redford ou Ryan O'Neal como Michael
Corleone, porém Coppola queria um desconhecido que se parecesse com um
ítalo-americano, que foi Al Pacino.2 Pacino não era conhecido na época, tendo
aparecido em apenas dois filmes, e o estúdio não o considerava certo para o
trabalho,7 em parte por causa de sua altura. Jack Nicholson, Dustin Hoffman,
Warren Beatty, Martin Sheen e James Caan fizeram testes para o papel.7 Em certo
ponto, Caan era a primeira escolha para interpretar Michael, com Carmine Caridi
escolhido para fazer Sonny. Pacino recebeu o papel após Coppola ameaçar sair da
direção. O estúdio concordou em ter Pacino como Michael sob a condição de Caan
interpretar Sonny e não Caridi. Coppola e Puzo mais tarde criaram um papel para
Caridi nas sequências.
Blog enrico picciotto
Bruce Dern, Paul Newman e Steve McQueen foram considerados
para fazer Tom Hagen que finalmente foi para Robert Duvall. Sylvester Stallone
fez testes para Carlo Rizzi e Paulie Gatto, Anthony Perkins para Sonny e Mia
Farrow para Kay. William Devane foi considerado para Moe Greene. Um então
desconhecido Robert De Niro fez testes para Michael, Sonny, Carlo e Paulie. Ele
mais tarde interpretou um jovem Vito Corleone em The Godfather: Part II,
vencedo um Oscar de melhor ator coadjuvante.
Até certo ponto, o filme foi uma grande reunião familiar
para Coppola. Carmine Coppola, seu pai, compôs músicas adicionais e apareceu no
filme tocando um piano. Italia Coppola, sua mãe, foi uma figurante. Talia
Shire, sua irmã, interpretou Connie Corleone. Sofia Coppola, sua filha,
interpretou o filho récem nascido de Connie e Carlo e seus filhos fizeram os
filhos de Tom Hagen.
Blog enrico picciotto
Filmagens
A filmagem principal ocorreu de 29 de março a 6 de agosto de
1971, totalizando 77 dias de filmagens, menos que os 83 originalmente
planejados.
Um dos momentos mais chocantes do filme envolvia uma
verdadeira cabeça decapitada de cavalo. Grupos de direitos dos animais
protestaram contra a cena. Coppola disse que a cabeça do cavalo foi entregue a
ele por uma companhia de ração para cachorro, um cavalo não foi morto
especificamente para o filme.2 A cena foi filmada em Port Washington, Nova
York.7
No livro, Jack Woltz, o produtor de cinema e dono do cavalo,
é mostrado como um pedófilo, já que Tom Hagen vê uma jovem garota,
provavelmente uma das estrelas de Woltz, chorando enquanto ele sai do quarto de
Woltz. A cena foi cortada da versão final do filme, porém pode ser encontrada
no DVD.
O tiro que Moe Greene leva através do olho foi inspirada
pela morte do gângster Bugsy Siegel. Para fazer o efeito, os óculos do ator
Alex Rocco tinham dois tubos escondidos nas armações. Um tinha sangue falso e o
outro uma bala impulsionada por ar comprimido. Quando a arma foi disparada, o
ar comprimido atirou a bala pelas lentes, quebrando-as por dentro. O outro tubo
então soltou o sangue falso.
Blog enrico picciotto
A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma
testa falsa e colocando-a no ator Sterling Hayden. Um buraco foi feito no
centro, enchido com sangue falso, e coberto por próteses. Durante as filmagens
um botão foi acionado e o buraco apareceu na cabeça de Hayden.
A cena de abertura do filme é um longo zoom saindo do rosto
do personagem Bonasera e indo parar atrás de Vito Corleone. O zoom, que dura
três minutos, foi feito com lentes controladas por computador criadas por Tony
Karp
Nenhum comentário:
Postar um comentário